Clique aqui e encontre um template com a sua cara - Temas para Blogs, Orkut e Facebook»

domingo, 1 de maio de 2011

Black Or White


Black Or White foi o primeiro compacto do álbum Dangerous, lançado no final de 1991. Apelando para a igualdade racial, a canção ficou em primeiro lugar em quase 20 países. O RAP presente na música foi composto por Bill Bottrell, enquanto Michael Jackson compôs o demais. O single foi um sucesso, o mais vendido da década de 1990.

"Não importa se você é preto ou branco / E eu falei sobre igualdade / Eu estou cansado desse mal / Eu estou cansado dessa coisa / Eu estou cansado desse negócio / É uma guerra de territórios numa escala global / Não se trata de raças, apenas lugares, rostos / Eu não vou passar a minha vida sendo uma cor" diz Black Or White, protestando contra o preconceito.

Sendo um dos mais marcantes na carreira de Michael Jackson, com inovações e polêmicas, o vídeo começa com Macaulay Culkin escutando uma música alta no quarto, até que seu pai reclama. Irritado, ele aumenta o volume das caixas de som e toca uma guitarra, levando o pai para a África. Assim a música começa. Michael canta e dança com africanos, mexicanos, e pessoas de várias outras culturas. Após o Rei do Pop aparecer em cima de uma Estátua da Liberdade cenográfica, vários rostos (negros, brancos, loiros, morenos, gordos, magros...) sofrem uma 'metamorfose', transformando-se uns nos outros, efeito inédito até então.

Mas a polêmica começa quando Michael Jackson realiza passos de dança em um beco bastante escuro e deserto. O Rei do Pop quebra carros, janelas, garrafas, vidros... A mídia falava que o clipe 'poderia ser uma má influência', enquanto o seu objetivo era totalmente contrário. Finalizando, o vídeo mostra a frase 'Prejudice is ignorance', 'Preconceito é ignorância'. Obviamente, a imprensa ignorou o apelo positivo que Black Or White realizava.

Tentando acabar com a polêmica, Michael cortou os últimos minutos do vídeo e comunicou: "Entristece-me pensar que 'Black or White' poderia influenciar qualquer criança ou adulto a ter um comportamento destrutivo. Eu sempre tentei ser um bom exemplo e, portanto, fiz estas mudanças para evitar qualquer possibilidade de, inadvertidamente, afetar o comportamento de qualquer indivíduo". Para dar motivo ao corte, mensagens racistas foram colocadas, digitalmente, nos objetos que Michael quebrou. "Hitler vive", "Não sentem seus traseiros molhados aqui" e "Negros, voltem para casa", foram algumas delas.

Porém, tanta polêmica não impediu que Black Or White se tornasse o videoclipe de maior estreia, com uma audiência média de 500 milhões. Parece que John Landis, também produtor de Thriller, conhecia o segredo do sucesso. Michael Joseph Jackson novamente parou o mundo com seu talento, genialidade e ousadia. 
"E eu falei sobre igualdade!" 

0 comentários:

Postar um comentário